Matérias Primas da Perfumaria
Glossário

Abacaxi
A nota de abacaxi é principalmente usada nas criações femininas, às quais ele traz um toque frutal ensolarado. Mas a fruta também aparece em algumas criações masculinas e mistas.Absinto
Destilado de ervas aromáticas combinadas a outras matérias primas: Artemísia, anis, alcaçuz, erva doce, erva cidreira, angélica e outros.
Absoluto de Íris
O absoluto de íris é um dos produtos mais caros da paleta do perfumista e só é usado na perfumaria de prestígio. Conhecido por suas notas delicadas e marcantes.Aldeídos
Aldeídos são produtos sintéticos isolados desde cerca de 1850, de grande potência e poder de difusão, encontrados nas cascas de frutas cítricas. O aldeído C12, tem cheiro etéreo, metálico, químico, de um brilho que ofusca, extremamente radiante.Almíscar Branco
O almíscar é capaz de revelar notas aromáticas que lhe dão fama: quentes, doces, sensuais, frequentemente descritas por perfumistas como “atalcadas”.
Amadeirados
Árvores como sândalo, vidoeiro e cedro, além do musgo de diferentes árvores, fornecem a matéria-prima para composições olfativas amadeiradas de identidades marcantes e bem distintas entre si.
Âmbar
Na perfumaria, se refere àquela nota de teor sensual, obtida através de resinas de plantas ou compostos sintéticos.
Âmbergris
Substância regurgitada pela baleia cachalote, é um dos ingredientes mais valiosos da perfumaria. Antigamente usado como agente fixador, mas foi proibido devido a exploração desenfreada. Passou a ser substituído por compostos sintéticos: ambrox, ambroxan, amberlyn. Seu cheiro é muito marcante.
Ambroxan
O ambroxan é muito usado na perfumaria como uma nota de fundo. A molécula possibilita prolongar a duração, trazendo um aveludado e uma sensualidade incomparáveis. Sua fragrância é muito complexa e possui tonalidades almiscaradas e amadeiradas. Para alguns, ela evoca a pele.
Ameixa
Responsável por trazer um toque frutal aveludado com aromas florais e licorosos.
Amêndoa
A amêndoa traz aos perfumes uma nota balsâmica, suave e saborosa. Às vezes, os perfumistas usam a nota de amaretto, com aromas de noz de amêndoa amarga. Outras vezes, é a nota da flor da amendoeira que é colocada na frente, mais sutil, floral e aveludada
Angélica
Considerado uma jóia tuberosa da perfumaria, a flor Angélica, cuja fragrância remete um frescor floral e opulência aveludada, possui um cheiro tão forte que basta apenas uma haste da flor para que o cheiro seja percebido. Segundo perfumistas, não há nota mais surpreendente e carnal do que ela.
Anis Estrelado
Na perfumaria, essa nota só é obtida através de processos realizados em laboratórios, trazendo às fragrâncias nuances frutais e vibrantes, às vezes almiscaradas e outras amadeiradas.
Artemísia
Sua essência é obtida através da destilação a vapor de diversas variedades da planta. Usada em grandes quantidades com tonalidades aromáticas, de fougére e chipre.Bambu
O bambu é uma nota verde responsável por proporcionar refrescância. É comum que essa nota seja utilizada na saída de um perfume para que aconteça a sensação de explosão herbal. Esta é uma nota característica de perfumes mais leves e unissex devido seu caráter fresco e leve.
Baunilha
O perfil aromático depende das condições de cultivo e de preparação, e das variedades ou espécies utilizadas. A essência aromática é extraída dos frutos que se desenvolvem a partir das orquídeas e vagens, que levam cerca de um mês para amadurecer. Seu cheiro é forte, intenso, doce, licoroso e, por vezes, lembra tabaco.
Bergamota
Traz um frescor marcante e doce a todos os tipos de produtos perfumados e acrescenta um brilho particular às notas cítricas.Bergamota Calábria
Esta espécie está quase limitada à costa da província de Calábria, na Itália, de tal modo que é um símbolo de toda a região. Sua casca tem toque vibrante e solar, traz notas cítricas a fragrância.
Bétula
De origem natural ou sintética, a nota Bétula é originária do couro, sendo considerada uma das mais antigas na perfumaria. Geralmente associado a fragrâncias chipres, a Bétula possui uma fragrância encorpoada, esfumaçada e de alcatrão.
Café
O absoluto de café é obtido através da extração com solventes voláteis dos grãos do fruto do cafeeiro. Está nota costuma ser encontrada nos perfumes de couro, tabaco, baunilha e chipre. O café é capaz de exprimir as fragrâncias aconchegante e autenticidade.
Canela
Utilizada principalmente em orientais especiarados, a principal característica da canela são as notas spicys que ela possui. Perfumes com essa matéria prima costumam ser quentes e marcantes.
Caramelo
Essa matéria prima costuma ser bem doce e carregada de nota gustativa. Utilizado na nota de fundo, ele traz uma tonalidade balsâmica e saborosa.
Cardamomo
O Cardamomo é originário do continente Asiático, sua destilação se dar com vapor d’água dos grãos secos. Tem uma cor esverdeada e suas pequenas sementes são aromáticas, é uma planta que produz sementes com cheiro marcante e gosto levemente apimentado.
Cassis ou Groselha Preta
Usada principalmente nas criações femininas. A groselha exprime ao perfume um toque frutal ácido e tônico aos perfumes florais.
Cedro da Virgínia
A essência do Cedro da Virgínia é o ponto de partida para diferentes produtos sintéticos que, conservando inteiramente sua característica amadeirada, possuem um aroma mais refinado e nobre. O aroma do cedro deixa as fragrâncias encorpadas e com ar de requinte.Champagne
São as primeiras notas sentidas assim que você experimenta um perfume, logo depois da borrifada. São notas capazes de proporcionar suavidade na fragrância. Muitas vezes o campagne é combinado a misturas florais frutais, capazes de seduzir o olfato.
Chocolate Branco
O chocolate branco costuma ser utilizado na nota de coração trazendo tonalidade saborosa e descontraída ao perfume na construção do corpo do perfume.
Chocolate e Cacau
Diferente do que se imagina, o chocolate e o cacau nem sempre possuem a faceta gourmand, ou seja, nem sempre será “super doce”. O nível de doçura dependerá da forma como o perfume é construído, podendo ter nuances que puxem mais para um chocolate amargo, por exemplo.
Coentro
Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já utilizavam a flor de coentro para embalsamar os corpos e como planta medicinal. No mundo da perfumaria o coentro é capaz de transmitir a fragrância um aroma herbal levemente picante capaz de indagar a deliciosa sensação de vitalidade.Couro
A nota de couro sempre evocará sedução, pele. Mas é importante entender que dentro das notas de couro há diversos tipos. O clássico é o sintético, que lembra uma nota mais limpa, com toque floral e verde; temos couro de origem vegetal, que possui cheiro mais resinoso e doce; derivados de planta que pode ser considerado doce e ambarado; derivado do alcatrão de bétula que tem um cheiro mais defumado, que remete ao carvão e ao tabaco, e há também o couro animálico, criado sobre o tecido do couro, esta é considerada uma nota viva, primitiva e natural. No geral, a presença do couro no perfume pode ser traduzida como intensa, levemente doce e esfumaçada.
Cravo
A beleza e o perfume da flor dos deuses! Apesar de muito usado e exaltado na antiguidade, atualmente o absoluto de cravo é utilizado em quantidades muito pequenas em algumas notas florais e orientais. Seu principal atributo no mundo da perfumaria são suas notas picantes.
Damasco
Seu fruto é pequeno arredondado, carnoso, com polpa e casca amarelas, podendo ser mais rosadas ou alaranjadas. Atualmente o damasco possui basicamente 3 variedades: europeia, asiática e híbridos. O perfume de damasco é muito usado na perfumaria requintada para dar toque frutal aveludado a fragrância, podendo ser mais amendoado ou adocicado.
Elemi
Destilada a vapor ou extraída com solventes (para obtenção do absoluto), esse ingrediente no perfume pode resultar em nuances frescas, balsâmicas, levemente picantes e até mesmo citríca.
Eucalipto
E o eucalipto também produz graciosas flores a partir das quais é extraído um mel com propriedades expectorantes. As notas refrescantes do óleo natural de Eucalipto são capazes de trazer frescor herbal as fragrâncias que possui esse ingrediente.
Fava Tonka
Conhecida também como semente do cumaru, de nome botânico Dipterix odorata. Nota quase que indispensável no acorde fougère e vai muito bem em perfumes orientais. Essa é uma das poucas matérias primas que é unanimidade, daquelas que é impossível não gostar: lembra baunilha e amêndoa ao mesmo tempo.
Flor de Laranjeira
Se você encontrar numa lista de notas “flor de laranjeira” quer dizer que se busca o efeito rico e intoxicante da florada. O resultado se aproxima de um floral espesso, cheio de curvas da flor natural, sofisticado e cheio de requinte.
Flor de Louro
O louro é uma árvore originária da Ásia Menor, que cresce em latitudes quentes e ensolaradas. Suas folhas exalam um perfume aromático apimentado. O louro é empregado principalmente nos perfumes masculinos por suas notas aromáticas, canforadas e apimentadas. A flor do louro, com notas florais amendoadas, é um tanto usada nos femininos.
Flor de Pêssego
A flor de pêssego é responsável por dar um toque frutal aveludado aos buquês florais.
Frésia
Suas flores delicadas e perfumadas têm cores variadas. Possui uma fragrância floral brilhante, evocando o jasmim e a flor de laranjeira, com aromas suaves, quase frutais.
Gengibre
Utilizado na perfumaria de luxo, possui notas cítricas e picantes.Íris
Na perfumaria, uma das espécies mais usadas é a Íris Pallida, típica da Provença e da Toscana. São as raízes - ou rizomas - o grande tesouro desse ingrediente. Após três anos sob a terra, os rizomas são extraídos durante o verão e secam alguns dias sob o sol. Depois são armazenadas por outros três anos, até que exalem seu magnífico perfume. É uma das matérias primas naturais mais caras do mundo.
Jasmim de Sambac
Jasminum sambac, conhecido por jasmim-árabe ou sampaguita, é uma espécie de plantas com flor da família Oleaceae, com distribuição natural no leste dos Himalaias, numa região que abrange o Butão e parte dos territórios do Bangladesh, Índia e Paquistão. Suas flores são fortemente perfumadas. A planta é cultivada industrialmente, sendo as flores processadas para produção de óleos essenciais e absolutos. O segundo destinado a fabricação de perfumes.
Lavanda

Patchouli
Pimenta

Rosa Damascena
A essência de rosa é obtida através da destilação das flores recém colhidas, manualmente pela manhã, e são tratadas rapidamente para evitar a fermentação. O concreto e o absoluto são obtidos através da extração com solventes voláteis. 300 a 400 quilos de flores são necessários para a fabricação de um quilo de concreto de rosa e 4 a 5 toneladas para 1 quilo de essência. O absoluto de rosa é mundialmente utilizado nos perfumes, em todas as famílias olfativas. Seu cheiro é encantad0r, delicado e envolvente.Rosa de Maio
Sândalo
A madeira de sândalo oferece um óleo essencial de odor quente e envolvente.
Tuberosa
