Oriental
Ambreado ou Oriental? O nome ambreado vem do âmbar, substância sólida, parda ou preta, de cheiro almiscarado, proveniente do intestino do cachalote. Hoje, a substância natural não é mais utilizada. Os perfumes desta família também apresentam um lado mais ou menos aveludado (fava Tonka, benjoim).
A classificação Oriental é mais ampla do que ambreada, porque inclui notas especiadas. São perfumes opulentes e suaves que evocam os cheiros orientais. Os perfumes desta família costumam fixar melhor na pele, apresentando assim mais longa duração. A família Oriental engloba perfumes femininos e masculinos.
Oriental Amadeirado
Notas quentes e opulentas, como sândalo e âmbar, acentuam esse acorde sensual, que traz em sua composição flores raras, especiarias e madeiras nobres ou notas mais secas, como cedro. No caso dos masculinos, além de baunilha e resinas, como incenso ou mirra, a intensidade é realçada pela presença de ingredientes como patchouli, sândalo e vetiver.
Oriental Especiado
Especiarias como noz moscada, pimenta, cravo e canela, além de âmbar, resina e madeiras preciosas, evocam uma atmosfera inebriante e elegante. Os perfumes têm personalidade marcante, sendo indicados para a noite.
Oriental Floral
Categoria que incorpora as tradicionais bases orientais, compostas por notas doces e balsâmicas, como baunilha, âmbar ou madeiras, acompanhada das flores, como íris, rosa ou gardênia, e de outros ingredientes que garantem um acorde bastante feminino.
Oriental Fougére
Além de madeiras, resinas, especiarias e outros ingredientes densos, essas fragrâncias trazem o frescor verde e aromático do acorde fougère, que lembra o cheiro da relva úmida.
Oriental Gourmand
Odor adocicado e quente, que transmite muita sensualidade e provoca a sensação de água na boca. Ingredientes ricos e intensos, como madeiras e resinas, são envolvidos por iguarias, como baunilha, chocolate, caramelo e frutas, como ameixa, frutas vermelhas e pêssego, que tornam a fragrância exótica e intensa.